FALSO: Vídeo mostra execução de civis na Síria, não assassinato de cristãos na Índia

Circula no WhatsApp um vídeo que mostra a execução de diversos homens, que são jogados em uma vala cheia de pneus. A legenda afirma que a cena ocorreu na Índia e mostra a perseguição de cristãos no país. É falso. O vídeo foi gravado em Damasco, na Síria, e mostra agentes do regime de Bashar al-Assad executando civis.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra diversos homens sendo executados por pessoas fardadas em uma vala. O local está repleto de pneus e corpos de outras pessoas, ao lado de uma montanha de terra. De acordo com a legenda, seriam missionários indianos vítimas de ataques na “província de Olisabang”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Ore pela Igreja na Índia. 20 igrejas foram incendiadas ontem à noite. E esta noite, quero destruir, mais de 200 igrejas na ‘província de Olisabang’. Eles querem matar 200 missionários nas próximas 24 horas… todos os cristãos estão se escondendo em aldeias… Ore por eles e envie esta mensagem a todos os cristãos que você conhece no mundo.

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não tem relação com execuções de missionários cristãos na Índia. A gravação é de abril de 2013 e mostra execuções promovidas por integrantes da inteligência militar do regime de Bashar al-Assad, presidente da Síria, em Tadamon, distrito da capital Damasco. Partes da gravação foram publicadas pelo jornal britânico The Guardian em abril de 2022.

De acordo com a revista americana New Lines, os dois homens responsáveis pelos assassinatos que aparecem nas imagens são Amjad Youssef, que na época do massacre ocupava o posto de subtenente, e Najib al-Halabi, integrante de uma milícia armada conhecida como Forças de Defesa Nacional, morto em 2015…

Veja a apuração completa no site Lupa