Falso: Vídeo mostra confronto na Colômbia, não venezuelanos atravessando Brasil para invadir Guiana

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra militares venezuelanos se movimentando em território brasileiro para tentar invadir a Guiana. A gravação que tem circulado nas redes foi registrada na Colômbia durante um confronto recente no sul do país entre as organizações paramilitares ELN (Exército da Libertação Nacional), Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e Clan del Golfo.

O vídeo descontextualizado acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter até a tarde desta quinta-feira (30). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações enganam ao compartilhar um vídeo de uma troca de tiros ocorrida numa floresta como se fosse um registro de militares venezuelanos atravessando o território brasileiro para invadir a Guiana. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a filmagem original mostra, na verdade, um confronto ocorrido recentemente na Colômbia.

De acordo com veículos de imprensa colombianos como o El Tiempo e o El Frente, o vídeo, publicado em 27 de novembro, mostra um conflito ocorrido no distrito de Bolívar entre o ELN, dissidentes das Farc e o Clan del Golfo, organização paramilitar envolvida com o narcotráfico…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos