Falso: Vídeo mostra bastidores de curta-metragem, não ação real de membros do Hamas

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra uma gravação encontrada no celular de um integrante do Hamas que exibe membros do grupo extremista ameaçando reféns israelenses. A filmagem compartilhada pelas peças de desinformação registra, na realidade, os bastidores da gravação de um curta-metragem ficcional sobre os ataques de 7 de outubro do ano passado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (28). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Cenas dos bastidores de um curta-metragem ficcional têm circulado nas redes como se mostrassem registros reais do sofrimento imposto por membros do grupo extremista palestino Hamas contra reféns israelenses. Todos os indivíduos que aparecem na cena são atores.

Em declaração ao site de notícias israelense Mako, o ator Raiq Farag, que aparece nas imagens, confirmou sua participação no curta-metragem — cujo nome não foi divulgado, mas que abordará os acontecimentos de 7 de outubro de 2023. O site afirmou ainda ter consultado fontes da produção do filme, que alegaram não saber como os bastidores vazaram nas redes sociais…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos