Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Um vídeo de uma suposta briga de rua na França se tornou viral no X, antigo Twitter, e acumulou mais de 3 milhões de visualizações. Na legenda da publicação afirmam que são três jovens que foram assediadas por homens que praticavam o Islão por causa da sua forma de vestir. Porém, isso é desinformação, pois na verdade se tratava da coreografia de uma escola de atores especializados em dublês.
“Em França, numa passagem subterrânea do metro, três raparigas foram assediadas por homens muçulmanos por causa da sua forma de vestir. Eles “explicaram-lhes” que as suas roupas eram completamente normais!”, lê-se na publicação.
Com uma busca reversa de imagens, usando a ferramenta Google Lens do Google, El Sabueso descobriu que o vídeo foi gravado na França, mas a briga não é real.
Foi coreografado pela escola Campus Univers Cascades localizada em Le Cateau-Cambrésis, França, que se dedica à formação de atores de risco, e a publicação original do vídeo está localizada em suas redes sociais datada de 2 de novembro de 2023.
Portanto, é falso que um grupo de homens muçulmanos tenha atacado três jovens numa passagem subterrânea por causa da sua forma de vestir. O vídeo mostra uma luta coreografada pela escola francesa Campus Univers Cascades, e foi publicado em novembro deste ano.
..
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽