Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o uso do protetor solar seja um dos “maiores erros dermatológicos hoje”, como afirma um homem em um vídeo compartilhado nas redes sociais e no YouTube. Essa e outras afirmações feitas na gravação contrariam orientações nacionais e internacionais sobre o filtro solar.
O que diz o vídeo
O homem afirma que a radiação UV (ultravioleta) do tipo “C” chega a até 30 metros abaixo da Terra e que esse tipo de raio é o único que causa câncer.
“Se você pegar dez filtros solares hoje, nove deles não prestam, porque tô protegendo meu corpo do raio solar que produz a vitamina D, que é o UVB, não é o UVC. O UVB vai deixar minha pele vermelha e vai queimar minha pele. Eu não quero ver isso, aí produzo um produto que não deixa minha pele queimada. Tá passando tudo que é raio solar, que não posso ter, o UVC, e tô desenvolvendo tumor”, diz o homem.
Ele também diz que as pessoas devem tomar o sol, preferencialmente, às 12h. O autor das declarações falsas ainda sugere que o uso do protetor solar prejudica a produção de catelicidina no corpo – proteína com efeitos antimicrobianos.
Por que é falso..
Veja a apuração completa no site UOL Confere