Apurado pelo site Estadão Verifica
Entre os 37 escândalos citados em postagem nas redes, há 11 casos sem relação com o PT ou anteriores a gestões de Lula e Dilma
O que estão compartilhando: vídeo com a seguinte inscrição em tom de ironia: “Não houve casos de corrupção nos governos petistas, é tudo invenção”. O responsável pela publicação diz: “Deixa eu citar uns aqui pra ti”. Em seguida, menciona, ininterruptamente, uma série de 37 casos. E conclui: “Fiquei até um pouco ofegante aqui…”
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Embora a maioria dos casos sejam denúncias de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT), há 11 que não têm relação com políticos ou funcionários do partido: envolveram empresários, agentes públicos ligados a outras siglas ou outras esferas de poder, como o Judiciário. São citados, ainda, três casos com crimes anteriores ao período em que o PT ocupou a Presidência da República (2003-2016): evasão de divisas no Banestado (1996 e 1997), desvio de recursos no Banpará (1984) e sonegação fiscal envolvendo os irmãos Schincariol (2001 e 2022)…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica