FALSO: Vídeo engana ao indicar álcool para prevenção de doenças

Postagem no Instagram desinforma ao orientar o consumo diário de cerveja com base em estudos não conclusivos

Apurado pelo site Estadão Verifica

É enganoso afirmar que o consumo diário de álcool em quantidades moderadas seja capaz de prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, trombose, infarto, diabetes tipo II e câncer. Estudos que fazem essas associações são observacionais, ou seja, sugerem que possa haver relação entre os fatores, porém não a comprovam. Além disso, médicos afirmam que o consumo de pequenas doses de álcool pode ser permitido na dieta dos pacientes, mas não é recomendado como prevenção de doenças.

No Instagram, um empório de bebidas divulgou um vídeo contendo imagens de cientistas realizando pesquisas e de bebidas alcoólicas sendo servidas e consumidas. A narração e a legenda do vídeo citam como motivos pelos quais as pessoas deveriam consumir cerveja diariamente pesquisas recentes que apontam que o álcool ajuda a prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, trombose, infarto, diabetes tipo II e principais tipos de câncer. O conteúdo acrescenta que o consumo diário de 355 ml de cerveja, de 150 ml de vinho ou de 50 ml de bebida destilada pode prolongar a vida, além de fazer bem para o estado emocional.

Na postagem não é fornecida a fonte da afirmação. Usuários questionam isso nos comentários e como resposta o estabelecimento divulga link para uma notícia do jornal O Globo. O texto cita pesquisas sobre supostos benefícios do álcool, mas alerta que o uso abusivo está associado a diversos problemas de saúde e que não há quantidade segura de consumo. A reportagem informa ainda que a baixa ingestão de álcool é suficiente para aumentar a probabilidade de problemas de saúde, como alguns tipos de câncer. Essa recomendação não é feita na postagem na rede social…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica