Falso: Vídeo engana ao dizer que Dilma foi cassada por corrupção e que PT lidera ranking de cassações

Apurado pelo site Estadão Verifica

Ex-presidente sofreu impeachment por crime de responsabilidade e não perdeu direitos políticos; partido tem três cassações na Câmara e Senado desde a redemocratização, em 1988
O que estão compartilhando: que o PT é o partido mais corrupto do Brasil por ter mais de 50 políticos cassados por corrupção, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Dilma não foi cassada por corrupção. Na realidade, ela sofreu um impeachment por crime de responsabilidade. Apesar de ter perdido o mandato de presidente, Dilma manteve os direitos políticos.

O vídeo não apresenta uma fonte para as informações apontadas e lista números não confirmados para montar um “ranking” da corrupção entre partidos no Brasil. A alegação de que o PT tem mais de 50 políticos cassados carece de comprovação. O Estadão Verifica não encontrou dados consolidados de todos os políticos cassados por partido em todas as eleições desde a redemocratização, em 1988. Considerando a Câmara e o Senado, o PT teve três parlamentares cassados desde então – um deles já não era filiado à legenda quando perdeu o mandato…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica