Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo de um homem explicando que, com a reforma tributária, todos os profissionais liberais, dentre eles médicos, advogados, dentistas, mecânicos e pedreiros, pagarão cerca de 57% de imposto.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A previsão é que o valor máximo do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), criado na reforma, não ultrapasse 26,5%. Para alguns profissionais liberais, a alíquota será menor. Advogados terão um desconto de 30% no recolhimento do imposto (a alíquota final do IVA para eles seria de aproximadamente 18,55%). Profissionais da saúde, como médicos e dentistas, têm desconto de 60% (a alíquota final do IVA seria de aproximadamente 10,6%).
A reforma tributária em vigor altera os impostos cobrados sobre consumo. Em resumo, ela implementará, a partir de 2026, o Imposto sobre Valor Agregado, o IVA, que unifica cinco tributos atuais em dois novos: a CBS, federal, e o IBS, de Estados e municípios. A visualização a seguir mostra como ficam os impostos com a reforma:..
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica