Apurado pelo site Aos Fatos
Foi manipulado por meio de inteligência artificial o vídeo em que o jogador de futebol Vinicius Jr. diz que “roubaram na cara dura” o resultado da Bola de Ouro 2024. As peças de desinformação substituíram o áudio original, em que o atleta comenta sua atuação em uma disputa, por uma dublagem falsa. Não há registros de que o jogador tenha dado declaração similar à que aparece na gravação enganosa.
As publicações falsas acumulavam mais de 1,1 milhão de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (31).
A entrevista em que o atacante Vini Jr. supostamente diz que “roubaram na cara dura” o resultado da Bola de Ouro 2024 foi manipulada por meio de inteligência artificial. No vídeo enganoso, o atleta profere ofensas contra a Fifa e o meio-campista Rodri, vencedor do prêmio deste ano.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original usada como base para criação da deepfake — tecnologia que tem como objetivo substituir rostos em vídeos.
Na entrevista original, em 5 de maio de 2021, o jogador comentou seu desempenho pelo Real Madrid na derrota por 2 a 0 para o Chelsea, da Inglaterra, na Liga dos Campeões da Uefa, principal competição de clubes europeia.
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos