Falso: Vídeo em que prefeito fala sobre hidrelétricas no Vale do Taquari (RS) circula fora de contexto

Apurado pelo site Estadão Verifica

Após questionamento de prefeito de Bento Gonçalves, órgãos de fiscalização informaram que as barragens em questão não possuem comportas capazes de controlar o fluxo de água; enchente foi causada por ciclone
O que estão compartilhando: publicação no Facebook do dia 12 de setembro exibe vídeo em que prefeito questiona se as águas das três usinas hidrelétricas do Rio das Antas, no Rio Grande do Sul, foram liberadas de “uma hora para outra” causando as enxurradas que devastaram cidades.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. O vídeo do prefeito foi publicado em 8 de setembro e, mais tarde no mesmo dia, órgãos de fiscalização e controle informaram que as cheias não poderiam ser agravadas por conta da estrutura das hidrelétricas. As enchentes que atingiram municípios da região serrana e do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, entre os dias 4 e 5 de setembro, não foram causadas pela liberação de águas das usinas hidrelétricas do Rio das Antas porque as barragens não possuem comportas capazes de regular o fluxo de água…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica