Apurado pelo site Aos Fatos
Trata-se de uma sátira o vídeo em que uma pessoa afirma ter processado um doador de esperma e conseguido na Justiça o direito de receber uma pensão equivalente a 40% de seu salário. A publicação foi feita pela conta de Kass Theaz, que publica apenas histórias ficcionais.
Posts brasileiros enganosos compartilham o vídeo satírico como se fosse real. Já acumulavam 4.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (20).
Posts nas redes têm compartilhado como se fosse real um vídeo satírico em que uma pessoa diz ter obtido na Justiça o direito de receber pensão de um doador de esperma. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação foi feita em abril deste ano por Kass Theaz, cuja conta é conhecida por publicar histórias ficcionais. Apesar de o perfil deixar claro que se trata de uma sátira, o vídeo passou a circular como se fosse real em páginas brasileiras que publicam conteúdo machista.
Esta não é a primeira vez que vídeos satíricos da conta circulam fora de contexto. Em 2022, por exemplo, viralizou nas redes americanas a gravação em que Theaz diz ter processado os próprios pais por ter nascido. Na época, peças que alegavam que o registro era real foram desmentidas pelo Snopes…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos