Apurado pelo site Aos Fatos
Foi criado por inteligência artificial o vídeo em que a apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos, diz ter recusado uma proposta milionária para vender e mudar o nome do SBT. O conteúdo foi criado por um usuário do TikTok, que sinalizou em seu perfil ter gerado artificialmente a gravação.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 20 mil visualizações no YouTube e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (22).
Posts nas redes têm compartilhado como se fosse real uma deepfake — vídeo manipulado criado por IA — que mostra Patrícia Abravanel dizendo ter recusado uma proposta milionária para vender e trocar o nome do SBT.
Publicado originalmente por um usuário anônimo no TikTok, o conteúdo foi sinalizado como “gerado por IA”. A conta também já produziu artificialmente vídeos de outras filhas de Sílvio Santos, como Rebeca e Silvia Abravanel.
O autor do vídeo sinalizou no TikTok que a gravação foi criada por IA, o que mostra que o vídeo não é real (Reprodução/TikTok)..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos