Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) disse que manifestantes que forem ao ato marcado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (25), em São Paulo, serão presos. Posts nas redes usam um trecho manipulado de uma entrevista dada pelo parlamentar em 2022, quando ele se referia aos acampamentos montados por apoiadores de Bolsonaro em frente aos quartéis.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 1.150 curtidas no Instagram nesta quarta-feira (21).
Não é recente nem tem relação com a manifestação convocada por Bolsonaro para o dia 25 de fevereiro, na avenida Paulista, um vídeo em que o deputado federal Otoni de Paula diz que o ex-presidente não tomará qualquer atitude e que seus apoiadores serão presos.
O vídeo, na realidade, é um trecho editado de uma entrevista concedida pelo parlamentar em dezembro de 2022. E omite o contexto original ao qual Otoni de Paula se refere: a presença de apoiadores de Bolsonaro em acampamentos em frente aos quartéis após o resultado das eleições daquele ano e o comportamento do ex-presidente em relação aos apoiadores…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos