Falso: Vídeo em que homem compra água em chafariz não revela desabastecimento no Nordeste

Apurado pelo site Estadão Verifica

Imagens gravadas na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, circulam nas redes sociais com alegações falsas sobre suposto corte de água na região Nordeste
O que estão compartilhando: vídeo que mostra um homem comprando água em um chafariz eletrônico. Na gravação, ele alega que no Nordeste a população precisa comprar água porque o abastecimento foi cortado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gravado na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e não comprova que há desabastecimento de água na região Nordeste, nem mesmo no município. De acordo com a prefeitura de Currais Novos, a compra de água para consumo em chafarizes eletrônicos ou em supermercados é prática comum dos moradores da região, e não tem relação com um suposto corte no abastecimento.

Ao Verifica, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que o abastecimento em Currais Novos ocorre de forma contínua, com interrupções somente para retirada de eventuais vazamentos na rede. Segundo a companhia, não há falta de água para distribuir ao município…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica