Apurado pelo site Estadão Verifica
Bloqueio orçamentário que deixou o instituto sem verbas para operações básicas ocorreu durante o governo de Bolsonaro e não tem relação com a gestão de Lula
O que estão compartilhando: vídeo em que a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira diz que o Ibama não tem dinheiro para realizar as atividades de prevenção do órgão. Sobre a imagem há a legenda: Ibama não tem dinheiro para nenhuma ação.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. É de novembro de 2022 o vídeo em que a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira critica a falta de verbas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizar ações contra o desmatamento. No trecho retirado de contexto, Teixeira se refere a um ofício assinado pelo ex-presidente do Ibama Eduardo Fortunato Bim, que comunicou a falta de recursos para financiar operações básicas do órgão devido a um bloqueio orçamentário de R$ 12,6 milhões realizado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Izabella foi ministra da pasta de 2010 a 2016…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica