Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o deputado português André Ventura, do partido de extrema-direita Chega, trata o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “bandido”. A legenda afirma que o vídeo é recente e que o evento no qual o político discursou ocorreu “ontem”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Que beleza! Ontem encerramento de convenção em Portugal, Lula foi citado como um exemplo de que ‘bandido é bandido’. Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar e sentar o dedo para compartilhar
Ao contrário do que afirma a legenda do vídeo que circula pelas redes sociais, o discurso não foi realizado “ontem”, mas no início de 2023. Nas imagens, é possível ler o nome do evento: “5ª Convenção Nacional Chega”. “Chega” é um partido de extrema-direita de Portugal. Um vídeo com a transmissão do encontro foi publicado no canal da legenda no YouTube no dia 27 de janeiro de 2023. A convenção ocorreu entre os dias 27 e 29 de janeiro daquele ano na cidade portuguesa de Santarém. Não há, portanto, qualquer relação com as falas do petista sobre o conflito entre Israel e o Hamas, comparando as mortes em Gaza com o Holocausto da 2ª Guerra Mundial…
Veja a apuração completa no site Lupa