Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais diz que o jornalismo italiano está apresentando uma reportagem sobre o que está acontecendo no Brasil. O vídeo que acompanha o post alega que houve uma fraude eleitoral nas eleições de 2022 – quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) – o que fez a maioria dos brasileiros explodir de raiva e se manifestar contra o sistema. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
A fraude eleitoral foi a fagulha que fez a maioria dos brasileiros explodir de raiva hoje, se manifestando contra o sistema brasileiro
Inúmeras entidades e organizações atestam a lisura das eleições brasileiras de 2022, refutando a hipótese de fraude. Além disso, não há registros de que o vídeo – que na verdade não é uma reportagem jornalística com provas sobre fraude no pleito, mas uma narrativa recheada de conteúdo opinativo – tenha sido tenha sido divulgado pela imprensa italiana. Cabe ressaltar que o vídeo não apresenta logotipo, créditos de equipe ou qualquer identificação que sugira ter sido produzido por um veículo de mídia italiana…
Veja a apuração completa no site Lupa