Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo gravado dentro de um avião que voava do Reino Unido ao Egito e mostra uma equipe com EPIs fazendo inspeção na aeronave é compartilhado para alegar falsamente que tem relação com o surto de HPMV na China.
A gravação foi feita em Veneza, na Itália, onde o avião precisou fazer um desvio de rota porque passageiros estavam passando mal por suspeita de intoxicação. Eles foram atendidos no local, e nenhum contaminante foi encontrado.
Um vídeo que mostra uma equipe com EPIs (Equipamento de Proteção Individual) dentro de um avião. O conteúdo é compartilhado com a legenda “novo vírus chinês já causa pânico e medo de se espalhar pelo mundo”.
Por que é falso
Companhia aérea diz que houve emergência médica. A British Airways afirma que a aeronave precisou descer em Veneza porque houve uma emergência médica com passageiros. Segundo a empresa, a situação mostrada no vídeo com equipes vestidas em EPI vasculhando a aeronave foi uma medida de proteção tomada pelas autoridades locais quando o avião pousou.
Suspeita de intoxicação. Segundo a imprensa italiana (), a emergência aconteceu porque quatro pessoas tiveram sintomas neurológicos leves. Bombeiros inspecionaram a aeronave e não encontraram contaminantes ambientais. As pessoas foram atendidas por equipes médicas no aeroporto de Veneza e recusaram transporte para hospital para exames adicionais…
Veja a apuração completa no site UOL Confere