Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que afirma estar “orgulhoso” pelo tratamento que recebeu no SUS. Legenda do post diz que o discurso é “mentiroso”, pois ele é atendido no Hospital Sírio-Libanês. O vídeo foi tirado de contexto. Lula estava se referindo a um amigo que elogiou o tratamento que recebeu no SUS
Circula nas redes sociais um vídeo de um trecho de uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz estar “orgulhoso” pelo tratamento que recebeu no Sistema Único de Saúde (SUS). Legendas que compartilham as imagens afirmam que o discurso do petista é “mentiroso”, pois, na verdade, ele é atendido sempre no Hospital Sírio-Libanês, da rede privada. O vídeo foi editado e tirado de seu contexto original.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Vai ser cara de pau assim lá longe. Não sabia que no Sírio Libanês atendia pelo SUS
Na fala, o presidente estava se referindo a um amigo que elogiou o tratamento que recebeu no SUS. Em discurso durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 5 de julho deste ano, o petista mencionou que Roberto Baggio, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST), ligou para ele para elogiar o tratamento que recebeu no SUS. Lula, portanto, não estava falando dele próprio…
Veja a apuração completa no site Lupa