Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo passará a exigir o comprovante de vacinação em locais de trabalho, como fazem crer publicações nas redes. As peças de desinformação usam uma versão editada de um discurso do presidente em reunião ministerial no dia 10 de abril. Na ocasião, Lula defendeu a criação de uma norma que exigisse certificado de vacinação apenas aos funcionários e visitantes do Palácio do Planalto.
Publicações que compartilham o trecho do vídeo descontextualizado acumulavam 2 milhões de visualizações no TikTok, 1.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (10). O vídeo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
O trecho de um discurso de Lula durante a reunião ministerial dos 100 dias de governo, no dia 10 de abril, tem circulado fora de contexto para afirmar que o governo passará a exigir comprovantes de vacinação em todos os locais de trabalho do país. Na gravação original, o presidente apenas afirma que discutirá com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a confecção de uma norma que determine que os funcionários e visitantes do Palácio do Planalto terão que apresentar o cartão de vacinação para circular no espaço. A situação não se aplica, portanto, a todos os trabalhadores brasileiros.
Confira abaixo o trecho completo do discurso de Lula:..