Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que o jornalista César Tralli, então apresentador do telejornal SP1, fala que duas pessoas morreram na cidade de São Paulo após tomarem a vacina. A legenda do post diz se tratar do imunizante bivalente da Covid-19 e menciona que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já alertava sobre os riscos. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“*Sobre a vacina “bivalente.” O QUE SERÁ QUE ACONTECEU QUE A GLOBO ESTÁ FALANDO A VERDADE? PELO MENOS UMA VEZ ESTÃO ASSUMINDO O PERIGO DAS VACINAS”
O vídeo é antigo e foi manipulado para parecer que Tralli alertava contra a vacina da Covid-19. A reportagem foi transmitida originalmente em 19 de janeiro de 2018, cerca de um ano antes de Bolsonaro tomar posse como presidente. Em sua fala, o jornalista refere-se à vacina de febre amarela, que, naquele ano, teria causado a morte de duas pessoas na cidade de São Paulo. Ou seja, o vídeo original não trata de nenhum imunizante contra a Covid-19…
Veja a apuração completa no site Lupa