Postagem tira de contexto trechos de telejornais para alegar que medicamento pode ser usado contra coronavírus, o que é falso
Apurado pelo site Estadão Verifica
Com recortes de notícias antigas e fora de contexto, um vídeo que atribui maior eficácia à cloroquina do que às vacinas contra a covid-19 tem sido disseminado no Facebook e no TikTok desde terça-feira, 7, com mais de 320 mil visualizações. A informação é falsa e diverge do que é recomendado pelas autoridades de saúde ao redor do mundo. O conteúdo se inicia com a frase: “Bolsonaro tinha razão, imprensa brasileira fala a verdade sobre a cloroquina”.
Durante a pandemia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu o uso do chamado “kit covid” e questionou a segurança dos imunizantes em diversas ocasiões. Na sua gestão, o Ministério da Saúde, inclusive, classificou em nota técnica de janeiro de 2022 a hidroxicloroquina como eficiente contra o coronavírus e não atribuiu a mesma eficácia aos imunizantes. Dias depois, o documento teve de ser retificado, sem essas informações falsas.
O vídeo verificado aqui se inicia com uma notícia sobre a referida nota técnica, transmitida pelo Jornal da Band em 22 de janeiro do ano passado. A postagem exibe o trecho do telejornal como se fosse atual. Em seguida, mostra a notícia de um estudo sobre cloroquina e hidroxicloroquina da revista científica The Lancet, publicado em 2020, o qual foi retirado do ar pela entidade após levantar suspeitas sobre a sua base de dados. No mesmo ano, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reuniu mais de 11 mil pessoas em 30 países, indicou a ineficácia desses e outros medicamentos para pacientes com SARS-CoV-2…