Apurado pelo site Estadão Verifica
Cena é de 2016, quando foram votadas as Dez Medidas Contra a Corrupção, mas circula como se fosse atual
O que estão compartilhando: que o senador Sergio Moro (União-PR) foi vaiado no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após a cassação do mandato do ex-deputado Deltan Dallagnol, e publicou um vídeo com o áudio editado para afirmar que foi aplaudido.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo original foi gravado no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no dia 29 de novembro de 2016 e mostra o então juiz da Operação Lava Jato sendo aplaudido, e não vaiado. O Estadão Verifica localizou o vídeo publicado no YouTube pelo canal TV do Povo Minas no dia 1º de dezembro daquele ano, e é possível ouvir quando um homem diz: “Sérgio Moro, tamo junto! (sic)”. Em seguida, o homem vira a câmera para o próprio rosto e grita: “Sérgio Moro!”.
Um outro vídeo da mesma situação, gravado de outro ângulo, foi publicado no Facebook no início da tarde do dia 29 de novembro de 2016 por uma mulher identificada como Maria Toscano, que diz ter testemunhado o momento. Duas horas depois, ela postou uma imagem dentro de um avião, afirmando ter havido uma pane no motor, o que indica que estava mesmo no aeroporto. No vídeo publicado por ela, é possível ouvir pessoas gritando o nome do então juiz e o aplaudindo, como acontece no vídeo original…