Apurado pelo site Aos Fatos
Não é atual nem foi gravado no Rio Grande do Sul um vídeo difundido nas redes e que mostraria, segundo publicações enganosas, um homem salvando duas crianças durante as recentes enchentes no estado. O registro, na realidade, foi gravado em março de 2023, na Turquia, e retrata o resgate de uma mulher e sua filha.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (17).
O vídeo que mostra o resgate de uma mulher e sua filha na Turquia, em 15 março de 2023, tem sido difundido nas redes de forma enganosa, como se retratasse o resgate de duas crianças em meio às recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Na verdade, a filmagem foi feita no distrito de Süleymaniye, na província turca de Şanlıurfa, durante uma enchente que atingiu a localidade.
Em 15 de março do ano passado, chuvas torrenciais causaram uma série de inundações que provocaram destruição nas províncias turcas de Şanlıurfa e Adıyaman e resultaram em 20 mortes…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos