Apurado pelo site UOL Confere
Posts nas redes sociais enganam ao tratar como verdadeiro um vídeo supostamente atribuído à mãe da criança envolvida em uma discussão sobre troca de assento em um voo da Gol.
O conteúdo, porém, foi postado por um perfil humorístico e satiriza o episódio que viralizou recentemente.
“Mãe do menino do avião pede desculpas ao filho”, diz o texto da publicação.
Abaixo, há o vídeo de uma mulher, identificada como se fosse a mãe da criança: “Não sei se peço desculpas ao meu filho, porque não consegui tirar a moça de lá, ou se… Não sei. Só o que eu quero dizer é: moça, da próxima vez, seja um pouco mais humana. Ceda seu lugar para uma criança”.
Vídeo não é da mãe da criança envolvida em polêmica. Em uma busca no Google (aqui), é possível encontrar uma reportagem exibida no domingo (8) pelo programa Fantástico, da TV Globo, na qual há uma entrevista com a mãe do garoto (aqui, ), que disse ter sofrido ameaças após o caso. Ela se chama Aline Rizzo (abaixo) e não é a mesma pessoa que aparece nos posts enganosos.
Perfil humorístico publicou vídeo compartilhado por posts desinformativos. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o conteúdo foi postado originalmente no TikTok pela produtora de conteúdo humorístico Juju Gil (aqui e abaixo). Na descrição, ela define seu perfil como “Sátiras do meu, do seu e do nosso dia a dia!”. A autora ainda diz tratar-se de uma peça satírica ao utilizar as hashtags #humortiktok e #humor…
Veja a apuração completa no site UOL Confere