Boato nas redes sociais inventa que ministro da Justiça do governo Lula teria mandado queimar veículos supostamente comprados por Bolsonaro
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que o ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB), ex-governador do Maranhão, tenha mandado colocar fogo em ônibus escolares supostamente adquiridos pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A alegação circula nas redes sociais acompanhada de um vídeo que mostra, na realidade, um incêndio na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo.
Segundo apurou o Estadão Verifica, um incêndio danificou oito micro-ônibus escolares da rede pública de ensino da cidade paulista, em 22 de dezembro. No entanto, não existe nenhuma relação entre o ocorrido e Flávio Dino, que governou o Maranhão entre 2015 e 2022 e foi eleito senador pelo mesmo Estado em outubro, antes de assumir o posto no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além disso, segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, nenhum dos veículos foi adquirido com recursos federais liberados durante o mandato de Bolsonaro. Enquanto o ex-presidente assumiu o comando do Executivo em 2019, as compras mais recentes envolvendo recursos do Ministério da Educação ocorreram pelo menos cinco anos antes…