Falso: Vídeo de homem mergulhando em canal no Nordeste foi gravado no governo Lula, não de Bolsonaro

Apurado pelo site Estadão Verifica

Montagem que circula nas redes sociais engana ao associar imagens registradas em locais diferentes e espalha informações erradas sobre a Transposição do São Francisco
O que estão compartilhando: montagem que exibe dois vídeos. No primeiro, um homem mergulha em um canal cheio de água, com a legenda “Governo Bolsonaro Março de 2022″. No segundo, um canal seco, com a inscrição “Governo Lula Setembro de 2023″. O conteúdo faz referência à Transposição do Rio São Francisco.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O primeiro vídeo, em que um canal aparece cheio de água, é de 2023 — foi gravado, portanto, no governo de Lula, e não de Jair Bolsonaro (PL). As imagens foram postadas originalmente na página Jeito Nordestino, no Instagram, em 19 de maio. A pessoa que aparece mergulhando é Rodrigo de Oliveira, que confirmou à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que o registro foi feito neste ano, em Barbalha, no Ceará, onde passa a estrutura do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O governo do Estado emitiu nota afirmando ser falso que o canal esteja seco.

Leitores do Estadão pediram esta verificação por WhatsApp: (11) 97683-7490…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica