Circula nas sociais um vídeo de corpos esquartejados na quadra de um presídio. A legenda diz que o caso teria ocorrido no Rio Grande do Norte porque a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teriam descumprido acordo com facções criminosas. É falso. O vídeo foi gravado em Manaus, em 2017.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo de corpos sendo esquartejados na quadra de um presídio. A legenda que acompanha as publicações diz que o caso teria ocorrido no Rio Grande do Norte porque a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teriam supostamente descumprido acordo com facções criminosas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Situação no Rio Grande do Norte continua tensa. As facções cobram da governadora petistas, Fátima Bezerra os acordos feitos na época da eleição para apoiar ela e o Lula. Como não cumpriu, o resultado é esse. Mais pessoas vão morrer e mais ônibus serão incendiados. Fazer acordos com o diabo, o resultado é esse. Faz o “L”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Através da busca reversa da imagem, foi possível ver que o mesmo vídeo já foi publicado por uma conta no Flickr, em 8 de janeiro de 2017. Ou seja, a gravação não tem relação com os ataques que ocorreram nos últimos dias no Rio Grande do Norte, nem com um suposto acordo feito por Lula ou Bezerra.
Na realidade, as imagens foram gravadas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), no dia 1º de janeiro de 2017, durante rebelião causada por disputa entre as facções rivais Família do Norte (FDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC), pelo controle do tráfico. A rebelião durou mais de 17 horas e resultou na morte de 56 detentos. É possível ver a quadra do Compaj no vídeo que circula nas redes. O local também aparece em reportagens feitas na época do ocorrido por veículos como Band Amazonas e Veja…