Apurado pelo site Aos Fatos
Não é atual e nem direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o desabafo de uma mulher sobre o sentimento de vergonha em razão da escolha política que fez, como fazem crer publicações nas redes. O registro é de maio de 2020, e a opinião foi direcionada ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), reeleito em 2022. Na época, ele assinou decreto que restringia o comércio, como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19.
Publicações com a atribuição enganosa acumulavam 500 mil visualizações no TikTok, 100 mil no Kwai, além de centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (15).
Posts nas redes enganam ao difundir um vídeo em que uma mulher, não identificada pelo Aos Fatos, afirma sentir vergonha do político em quem votou, como se o desabafo fosse recente e direcionado ao presidente Lula, o que é falso. O registro original foi publicado em 17 de maio de 2020, pelo Portal CM7, no YouTube, e a fala da mulher é direcionada ao governador amazonense Wilson Lima.
Na ocasião, a mulher e outros moradores do bairro Compensa, em Manaus, criticaram o governador por um decreto que suspendia o funcionamento de setores do comércio em razão da pandemia de Covid-19…