FALSO: Vídeo de 2019 que mostra médico sendo preso após negar atendimento circula fora de contexto

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que a prisão de um médico de Guaratuba (PR), que diz em vídeo que circula nas redes não receber salário há mais de 60 dias, tenha relação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As imagens foram gravadas, na verdade, em 2019, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), e mostram o momento em que o profissional Rogério Augusto Perillo é detido por agentes da Polícia Militar do Paraná, no pronto-socorro da cidade, após negar atendimento a pacientes.

O vídeo descontextualizado viralizou no TikTok, plataforma em que acumula mais de 500 mil visualizações até a tarde desta segunda-feira (20). O conteúdo também foi compartilhado no Instagram.

Publicações que circulam nas redes enganam ao alegar que o vídeo da prisão de um médico de Guaratuba (PR) teria ocorrido durante o governo Lula. As imagens, na verdade, foram registradas em março de 2019, ainda durante a gestão Bolsonaro, quando o profissional de saúde Rogério Augusto Perillo foi detido por desacato e desobediência civil após negar atendimento no pronto-socorro da Santa Casa da cidade.

Em entrevista após ser liberado da prisão, Perillo afirmou que estava sem receber salário há mais de 60 dias e que não negou atendimento a pacientes que apresentavam quadros graves de saúde…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos