Falso: Vídeo com cadáveres ensanguentados na Venezuela é antigo

Apurado pelo site Lupa

Vídeo nas redes sociais mostra, pelo menos, cinco corpos de homens nus ensanguentados sendo arrastados no chão, enquanto se escutam pessoas conversando em espanhol. A legenda que acompanha a publicação alega que as cenas foram registradas “hoje” na Venezuela, ou seja, em 2024. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Imagens fortes da Venezuela@elonmusk@OEA_oficial@JMileiVeja como está hoje a Venezuela, gostaria que essas Imagens pudessem Correr o Mundo. Mostrando que as pessoas não têm valor nem um, em um País Comandado pelo. Presidente da Esquerda.Tem alguém do PT,para falar Alg

O vídeo foi gravado na Venezuela, porém é antigo. As imagens foram registradas em 2018 e mostram os membros de uma gangue mortos pela Guarda Nacional Bolivariana. A informação foi confirmada a partir de uma busca reversa com imagens da gravação. Um usuário do X realizou uma postagem, em 30 de outubro de 2018 (cuidado ao acessar o link, as imagens podem ser desconfortantes), com duas fotos do acontecido…

Veja a apuração completa no site Lupa