FALSO: Vídeo associa a Lula briga generalizada ocorrida em 2020 no Carnaval de Olinda

Apurado pelo site Aos Fatos

Um vídeo de 2020, que mostra uma briga generalizada durante um bloco carnavalesco em Olinda (PE), voltou a ser compartilhado com legendas que associam a cena de violência ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começou em janeiro de 2023. As imagens foram registradas em fevereiro de 2020, no momento em que dois grupos rivais se encontraram a caminho do desfile do bloco pré-carnavalesco Virgens do Bairro Novo. De acordo com informações divulgadas à época, o conflito foi dispersado pela polícia.

A gravação fora de contexto acumula centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (23).

O vídeo de um confronto ocorrido durante o pré-Carnaval de Olinda em 2020 tem circulado nas redes com a legenda “Faz o L”, em uma tentativa de associar o governo Lula a um suposto aumento da criminalidade e da violência. As imagens, gravadas durante o desfile do bloco Virgens do Bairro Novo, em fevereiro daquele ano, mostram um confronto entre grupos rivais que foi posteriormente dispersado pela polícia. Diferentemente do que sugerem as peças desinformativas, não houve arrastão.

As imagens que circulam como se fossem atuais foram gravadas por moradores da região e publicadas na época por veículos de imprensa locais, como o Jornal do Commercio…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos