Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um vídeo que circula nas redes mostra um ato ocorrido no último sábado (6) que pedia pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Indícios presentes nas imagens atestam que elas foram gravadas, na verdade, em 2 de novembro de 2022, durante uma manifestação golpista contra o resultado das eleições ocorrida em frente ao Comando da 5ª Região Militar do Exército, em Curitiba.
Publicações que compartilham o vídeo fora de contexto acumulavam 250 mil visualizações no TikTok e mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (12).
O vídeo de uma manifestação golpista ocorrida em Curitiba no ano passado tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e mostrasse um protesto ocorrido no último sábado (6) contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes. Ainda que o Aos Fatos não tenha encontrado a gravação original, indícios presentes nas imagens atestam que o ato ocorreu em 2 de novembro de 2022 em frente ao Comando da 5ª Região Militar do Exército, na capital paranaense. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protestavam contra o resultado das urnas.
Em busca nas redes, o Aos Fatos encontrou diversos registros publicados no dia 2 de novembro do ano passado que mostram as mesmas faixas e o mesmo trio elétrico que aparece nas peças de desinformação (veja comparação abaixo)…