Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Israel realizou ataques aéreos extensivos no sul do Líbano, dizendo que seus aviões de guerra atingiram mais de 100 lançadores de foguetes do Hezbollah e outros locais terroristas, incluindo uma instalação de armazenamento de armas. Neste cenário, um vídeo de uma enorme explosão na beira da estrada gravado de um veículo em movimento se tornou viral nas mídias sociais com a alegação de que mostra jatos de combate israelenses realizando ataques aéreos em postos avançados do Hezbollah no Líbano.
s-
Uma busca reversa de imagens usando os quadros-chave do vídeo nos levou a um vídeo semelhante compartilhado no YouTube por um canal de notícias saudita chamado AlHadath em 19 de fevereiro de 2024. O título era: “Novas imagens mostram o momento em que Israel lança ataques aéreos perto de Sidon, no Líbano.
Seguindo em frente, encontramos uma reportagem de 19 de fevereiro de 2024, que também mencionou que este vídeo era de Sidon, uma cidade costeira no Líbano, onde a Força Aérea Israelense lançou um ataque aos depósitos de armas do Hezbollah.
O site de notícias árabe AL24 News também compartilhou este vídeo em sua conta do Twitter mencionando que a aeronave israelense teve como alvo a cidade de Ghazieh, perto da cidade de Sidon.
Então, com base nessas evidências, fica claro que um vídeo antigo de um ataque aéreo israelense na cidade de Sidon, no Líbano, foi falsamente vinculado ao ataque recente.
Conclusão-
O Fact Crescendo descobriu que a alegação feita junto com o vídeo viral é enganosa. Este é um vídeo antigo de um ataque aéreo israelense em Sidon City, no Líbano, de fevereiro de 2024…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳