FALSO: Verificação de fatos: o submersível com destino ao Titanic foi encontrado vazio?

Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪

Em uma corrida contra o tempo, uma equipe internacional em expansão de navios e aviões está procurando o submersível chamado Titan, que desapareceu no Atlântico Norte enquanto levava cinco pessoas para visitar os destroços do Titanic. A embarcação perdeu contato com seu navio de apoio menos de duas horas após iniciar o mergulho em 18 de junho. Enquanto isso, pessoas de todo o mundo estão verificando as notícias em busca de atualizações sobre a missão de busca, algumas delas espalhando informações erradas.

Reivindicação: Uma postagem no Facebook  de 21 de junho afirmava que o Titã havia sido encontrado, mas estava vazio. A postagem apresentava uma suposta notícia da CNN na captura de tela, que informava que o submersível OceanGate havia sido encontrado. 

DW s: Falso.

Na captura de tela da reportagem apresentada no post, a manchete diz: “Submarino OceanGate desaparecido encontrado vazio”. A captura de tela compartilhada na postagem viral do Facebook e também republicada no TikTok é falsa. A CNN não compartilhou a história em seu site ou em nenhuma de suas contas de mídia social. Também não há relatos da mídia para corroborar a história. E  a porta-voz da CNN,  Emily Kuhn, confirmou à DW que ” é uma imagem fabricada e não algo relatado pela CNN”.

Além disso, o relatório diz que “o submarino” foi encontrado, mas sem nenhum passageiro, e nomeia Wendy Rush, identificando-a como a co-fundadora da OceanGate como fonte. No entanto, ela mesma afirma ser diretora de comunicações e membro da equipe de expedição da empresa, de acordo com seu perfil no LinkedIn , e é esposa de Stockton Rush, CEO da empresa e piloto da expedição. E de acordo com uma reportagem do New York Times , Wendy Rush é descendente de um casal que morreu a bordo do Titanic em 1912…

Veja a apuração completa no site Deutsche Welle 🇩🇪