FALSO: Venezuela parou de pagar dívida ao Brasil em 2018, e não após rompimento de relações em 2019

Apurado pelo site Estadão Verifica

Vídeo engana ao afirmar que país vizinho deu calote porque Jair Bolsonaro mandou cobranças para ‘endereço errado’ do líder Juan Guaidó
O que estão compartilhando: que a Venezuela não pagou a dívida que tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) porque Jair Bolsonaro (PL) rompeu relações diplomáticas com o país e passou a mandar as cobranças para o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, e não para Nicolás Maduro.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: não é bem assim. De fato, Bolsonaro rompeu relações diplomáticas com a Venezuela no início do mandato, em 2019. O país vizinho, no entanto, deixou de pagar as parcelas da dívida bilionária com o BNDES em janeiro de 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB), de acordo com documentos do próprio banco. Ou seja, não é correto atribuir o não pagamento da dívida apenas ao rompimento das relações diplomáticas, que só aconteceu em 2019.

Além disso, ao romper com o governo de Maduro, Bolsonaro reconheceu como presidente da Venezuela o líder da oposição, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino. De acordo com a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, o governo brasileiro de fato passou a enviar cobranças da dívida para a representação da Venezuela no Brasil nomeada por Guaidó, mas ele não pagou o débito, mesmo tendo o apoio do governo brasileiro e acesso a algumas contas da Venezuela…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica