Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que ossos bovinos passaram a ser comercializados no Brasil desde o início do atual mandato do presidente Lula (PT). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação omite que a venda de ossos é permitida no país desde 2003 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Anvisa.
As publicações enganosas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 1.500 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (11). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos mente ao mostrar um pacote de ossos bovinos da Friboi e alegar que estabelecimentos comerciais passaram a vender o produto após o início do atual governo Lula. A comercialização de ossos é permitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária desde 2003.
A resolução nº 1 do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, publicada em janeiro daquele ano, autoriza a comercialização de ossos congelados ou resfriados de bovinos e suínos. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há norma sanitária que proíba a venda do produto. É necessário, no entanto, que os estabelecimentos sigam as regras previstas no manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos