Falso: Veículos do Exército exibiram bandeira vermelha e branca da cavalaria, não de Cuba

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que veículos do Exército hastearam bandeiras de Cuba em Cristalina (GO), como afirmam postagens nas redes. No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, viaturas da corporação exibem a bandeira da arma da Cavalaria, representada pelas cores branco e vermelho.

Publicações com o conteúdo falso reuniram cerca de 2,6 mil compartilhamentos no Facebook e 25 mil visualizações no Kwai até esta quarta-feira (2). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).

Em vídeos que circulam nas redes, um homem não identificado mente ao afirmar que veículos do Exército desfilaram pelas ruas de Cristalina (GO) exibindo bandeiras de Cuba. Na realidade, o emblema hasteado pelos veículos é o da cavalaria da instituição brasileira, conforme é possível verificar em fotos disponibilizadas no site do Exército. Segundo nota enviada ao Aos Fatos em checagem anterior, a corporação explicou que historicamente as cores branco e vermelho são utilizadas para designar as organizações militares da arma de Cavalaria…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos