FALSO: Vaias em evento em Pernambuco foram a Raquel Lyra, não a Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado durante o evento de inauguração do novo campus do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), em Paulista (PE), no dia 7 de junho, como alegam publicações nas redes. Na ocasião, as críticas foram direcionadas à governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), como pode ser comprovado pelo vídeo da transmissão oficial do evento.

Até a tarde desta quinta-feira (15), o conteúdo enganoso acumulava cerca de 21 mil visualizações no TikTok e 4.500 curtidas no Facebook.

Um vídeo que circula nas redes afirma que o presidente Lula foi alvo de vaias durante a inauguração de um campus do IFPE na cidade de Paulista (PE), região metropolitana de Recife, em 7 de junho. Analisando a transmissão oficial do evento, no entanto, é possível perceber que a reação negativa do público era direcionada à governadora Raquel Lyra, e não ao presidente.

Na gravação disponibilizada pela TV Brasil, é possível ouvir a plateia gritar frases como “Cadê a merenda?” e “Raquel, pague o piso”, direcionadas à governadora. As vaias começaram logo que a Lyra iniciou seu discurso e fizeram com que Lula se levantasse para se colocar ao lado dela no púlpito. Enquanto o público entoava a palavra “mentirosa”, a governadora finalizou sua participação no evento com um aperto de mãos com o presidente…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos