Falso: Vacinas da Hepatite B têm grafeno?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Publicação viral alega que vacinas contra a Hepatite B contêm óxido de Grafeno. É falso.
Fact Check. As vacinas contra a Hepatite B contêm óxido de grafeno?

Publicação viral alega que vacinas contra a Hepatite B contêm óxido de Grafeno. É falso.

Uma suposta médica da Bolívia gravou um vídeo para mostrar que as vacinas da Hepatite B contêm uma substância chamada óxido de grafeno. Uma substância que, segundo a própria, é venenosa para o ser humano. Esta acusação já tinha sido feita, e desmentida por diferentes fact-checkers como o Observador, aquando da pandemia de Covid-19, a propósito das vacinas desenvolvidas para combater a propagação do novo coronavírus. Trata-se, mais uma vez, de uma publicação falsa.

O vídeo difundido na publicação em análise não permite perceber se, por exemplo, estamos perante uma situação fabricada — isto é, se a médica não terá colocado, propositadamente, óxido de grafeno naquela amostra de vacina para provar o seu ponto.

Outra afirmação feita no vídeo e que não tem sustentação é, como já foi referidso, que aquela substância (o óxido de grafeno) também está presente em vacinas contra o novo coronavírus. Depois, nunca nos é apresentado o contexto em que aquele material médico foi encontrado, nem sequer é possível saber se, de facto, a protagonista é, efetivamente, uma médica. É também estranho reparar que esta experiência não foi realizada num laboratório, mas sim naquilo que aparenta ser uma sala de estar.

..

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹