Falso: Vacinas Covid não são causa de morte de pessoas de 18 a 39 anos com quatro doses na Inglaterra

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

No dia 7 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umitempublicado pelo jornal La Verità no dia anterior e intitulado “Na Inglaterra, há um boom de mortes na faixa etária de 18 a 39 anos entre aqueles que tomaram quatro doses”.

O texto diz que a última atualização sobre a mortalidade na Inglaterra por estado de vacinação entre 1 de abril de 2021 e 31 de maio de 2023 publicada pelo Office for National Statistics (ONS), ou seja, o gabinete nacional de estatísticas do Reino Unido, revelaria “um número extremamente preocupante de mortes entre aqueles que ofereceram o braço para até quatro doses de anti-Covid”. O artigo integrou parte destes dados, ou seja, os que se referem a pessoas entre os 18 e os 39 anos a partir de agosto de 2022, ou seja, “quando os britânicos certificarem que os números relativos à quarta dose/reforço passam a ser estatisticamente significativos”, até maio de 2023. Com base na análise destes dados, o jornal escreve que nesse período de tempo parece ter havido uma “mortalidade surpreendentemente elevada” não relacionada com a Covid-19 entre os “quadrivacinados” em comparação com a mesma faixa etária de pessoas não vacinadas. De acordo com a verdade, estes resultados deverão fazer soar “alguns sinais de alarme” “antes de recomendar novas campanhas de vacinação”.

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias infundadas. 

Em primeiro lugar, o artigo refere-se aos dados contidos nodocumentointitulado “Mortes por estado de vacinação, Inglaterra” ePublicadosem 25 de agosto de 2023 pelo Office for National Statistics. O relatório em causa contém dados sobre a taxa de mortalidade mensal por 100 mil habitantes padronizada por idade, entre 1 de abril de 2021 e 31 de maio de 2023, dos óbitos em Inglaterra devido à Covid-19, dos não relacionados com o novo coronavírus Sars-CoV- 2 e mortes por todas as causas divididas por situação vacinal. A taxa de mortalidade padronizada por idade é um valor que indica quantas pessoas morreram a cada mês com base na idade em uma população de referência (não vacinados e vacinados) composta por 100 mil indivíduos. 

A análise do jornal centra-se principalmentemesa 2presente no relatório do ONS que diz respeito às taxas de mortalidade mensais para cada 100 mil habitantes padronizadas por idade e divididas por faixa etária. O artigo compara dados de mortalidade não relacionada à Covid-19 de agosto de 2022 a maio de 2023 de pessoas não vacinadas de 18 a 39 anos e daquelas da mesma faixa etária que receberam a quarta dose da vacina anti-Covid ou mais uma dose de reforço para pelo menos 21 dias. Ao verificar esses números, percebe-se que as taxas de mortalidade nos últimos meses são, na verdade, maiores entre as pessoas que receberam a quarta dose da vacina do que entre as que não foram vacinadas [1]. No entanto, estes dados não parecem ser preocupantes, como afirma La Verità, e não sugere que a vacina anti-Covid possa ser a causa da morte de pessoas vacinadas mais de uma vez…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹