Apurado pelo site E-Farças
A colagem de fotos começou a se espalhar na segunda quinzena de outubro de 2023 por meio de grupos de WhatsApp, além de ser compartilhado nas redes sociais, e mostra uma criança em três posições diferentes, sendo carregada por 3 pessoas distintas: um homem usando um capacete branco, outro de camisa amarela e, na terceira foto, um homem de camisa xadrez e de óculos.
Conforme o texto que acompanha a imagem, essa seria uma prova de que o conflito entre Israel e o grupo Hamas é falso!
A guerra da desinformação tem acompanhado os conflitos entre os povos desde sempre. O jogo de disseminação de mentiras é jogado sempre por ambos os lados e agora, com a popularização das redes sociais, as notícias falsas passaram a circular com maior velocidade e com alcance nunca vistos.
No caso dessa imagem que se espalhou em outubro de 2023, uma busca reversa mostra que ela já circula desde 2016 e que já tinha sido usada como material de desinformação desde então.
Na época, a imagem copiada do site persa de notícias Tasnim News se espalhou como sendo uma prova de que os conflitos ocorridos na Síria eram falsos.
Em agosto de 2019, quando a colagem de fotos voltou a ser compartilhada, vários sites de checagem de fatos desmentiram a alegação de que a mesma criança teria sido bombardeada 3 vezes em locais diferentes. A verdade é que as fotos foram tiradas pelo fotojornalista Ameer al- Halabi, a serviço da agência de notícias francesa Agence France-Presse (AFP), após um atentado bombista na cidade síria de Alepo, no dia 27 de agosto de 2016.
Algumas das fotografias tiradas por Ameer mostram o momento do resgate da criança de outro ângulo:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças