Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Uma política de “fiança zero” no condado de Los Angeles entrou em vigor em 24 de maio como parte de uma ação coletiva, o que significa que as pessoas presas por crimes não violentos e de baixo nível não seriam obrigadas a pagar fiança .
Mas alguns usuários de mídia social deturparam como isso será. Uma postagem no Instagram de 24 de maio mostrou uma captura de tela que listava crimes como tráfico humano, agressão sexual, estupro conjugal, abuso infantil e violência doméstica. A legenda dizia: “Ok, meninos e meninas ou ele, deixe a loucura começar, esta é uma lista de crimes (não) violentos em LA dos quais as pessoas serão libertadas a partir de hoje, quais são seus pensamentos.”
A postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
As ofensas listadas na postagem do Instagram são exceções à política de fiança zero. Em outras palavras, são acusações pelas quais as pessoas seriam obrigadas a pagar fiança – não acusações pelas quais as pessoas seriam libertadas sem fiança…