Falso: Um vídeo antigo do Irã atacando Israel está sendo falsamente compartilhado nas redes sociais, assim como um vídeo recente do Paquistão atacando Amritsar.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Em um ataque terrorista ocorrido no Vale de Baisaran, perto de Pahalgam, militantes atacaram turistas com base em sua religião, resultando na morte de 26 pessoas. Em resposta, a Índia lançou a “Operação Sindoor” em 6 de maio de 2025, realizando ataques aéreos em nove locais no Paquistão e na Coreia do Sul. O Paquistão alegou ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana.

Nesse contexto, um vídeo de um local sendo bombardeado à noite está viralizando nas redes sociais. Usuários afirmam que se trata de um vídeo do Paquistão retaliando com um ataque a Amritsar. 

No entanto, o Fact Crescendo concluiu que a alegação era falsa. Trata-se de um vídeo antigo da guerra entre Israel e o Irã e não tem relação com a guerra Índia-Paquistão ou com a Operação Sindoor.

Compartilhando o vídeo, um usuário escreveu: “Paquistão ataca base militar em Amritsar. Inúmeras vítimas são relatadas, com várias delas gravemente feridas.”

Facebook | Arquivo

s- 

Uma busca reversa de imagens no Google por um quadro-chave nos levou ao mesmo vídeo publicado em 14 de abril de 2024 no canal do Excelsior News no YouTube. Segundo as informações, trata-se de um vídeo do Irã atacando Israel. O Irã lançou uma saraivada de mais de 200 mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones em direção a Israel. Abaixo, você pode ver o vídeo…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳