Apurado pelo site Snopes
Em 8 de agosto de 2023, incêndios maciços varreram a ilha de Maui, no Havaí, inspirando várias teorias da conspiração sobre o assunto. Numerosos usuários de mídia social afirmaram que um livro descrevendo os incêndios foi publicado antes de acontecerem, supostamente provando que o desastre foi planejado.
Embora exista um livro intitulado “Fire and Fury: The Story of the 2023 Maui Fire and its Implications for Climate Change” de fato, não era um texto preditivo. Foi publicado em 10 de agosto de 2023, dois dias após o início dos incêndios florestais na ilha. Além disso, o livro não continha nenhuma informação que não fosse amplamente divulgada em 10 de agosto. Por esse motivo, classificamos esta afirmação como “Falso”.
O boato sobre o livro supostamente prevendo o desastre foi possivelmente motivado pelo fato de que sua descrição na Amazon dizia que o texto cobria “os eventos de 8 a 11 de agosto de 2023”, enquanto a data de publicação era 10 de agosto. a descrição incluiu tempo após a data de publicação do livro.
Compramos a versão online do livro na Amazon e avaliamos se continha informações que só poderiam ser obtidas durante ou após os incêndios, e assim foi. Além disso, o texto tinha várias características muitas vezes indicativas de conteúdo produzido por software de inteligência artificial (IA), uma descoberta que detalhamos a seguir.
No momento em que este livro foi escrito, o livro foi listado como o número 1 nas categorias de best-sellers de Desastres Naturais, Ecologia e Ecologia Ambiental na Amazon. O suposto autor do livro, segundo a Amazon, era “Dr. Miles Stones”. Encontramos um perfil com o mesmo nome no Goodreads, um site de catalogação social. Esse perfil continha principalmente comentários com zero ou apenas alguns comentários. Apenas alguns sites de notícias mencionaram o nome de Stones em relação ao livro viral sobre incêndios florestais em Maui. Nenhuma fonte confiável forneceu qualquer informação sobre Stones…
Veja a apuração completa no site Snopes