Falso: TV da Pensilvânia fazia testes e não antecipou resultado de eleição nos EUA

Apurado pelo site UOL Confere

Uma emissora de televisão dos Estados Unidos não antecipou os resultados das eleições durante uma transmissão de uma corrida da Fórmula 1, em 27 de outubro.

Na verdade, a WNEP-TV fazia testes para a apuração e os números não deveriam ter aparecido na tela. A própria empresa classificou o ocorrido como um “erro”. Imagens do caso têm sido usadas para falsamente alegar fraude no pleito.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Sobrepostos às imagens, os seguintes textos: “URGENTE”, “Breaking: A ABC foi PEGA transmitindo os resultados das eleições mostrando que Kamala venceu o Estado da Pensilvânia por 5 pontos de diferença, durante corrida da Fórmula 1” e “Já começaram as fr4udes do mecanismo”.

A legenda diz ainda: “A rede de televisão americana ABC, acabou de transmitir ao vivo, em um ato falho e suspeito, um suposto resultado das eleições americanas; mostrando a Kamala como vencedora com 52% dos votos contra 47% de Trump”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere