Apurado pelo site E-Farças
Tesouro avaliado em U$ 43 quatrilhões teria sido encontrado em um túnel de 2.400 km ligando Maui, no Havaí, ao Vaticano. Milhares de crianças teriam sido libertadas. Será que isso é verdade?
A alegação voltou a circular nas redes sociais na segunda semana de fevereiro de 2025, e mostra que uma investigação feita por órgãos internacionais teria encontrado um túnel 15 km abaixo da superfície, com mais de 2.400 quilômetros, ligando o Vaticano à Maui, no Havaí. O texto ainda afirma que foram encontrados cerca de U$ 43 quatrilhões em ouro nesse túnel, além de milhares de mulheres e crianças, que eram usadas como escravas sexuais.
Segundo o que foi espalhado, o ouro confiscado será distribuído para a humanidade.
Será que isso é verdade ou mentira?
Apesar da alegação fazer sucesso em compartilhamentos em fevereiro de 2025, ela circulou pela primeira vez aqui no Brasil em julho de 2024. Na ocasião, perfis do Twitter começaram a compartilhar versões traduzidas de um rumor semelhante, espalhadas em inglês. Perceba que o texto fala em “43 milhões de bilhões”, nomenclatura não utilizada no Brasil para designar a casa dos quatrilhões. Essa versão em inglês, por sua vez, é uma variação de outro boato que havia circulado anos antes, em 2021, mas com o diferencial de que o tal túnel ligaria o Vaticano à Jerusalém, capital de Israel.
Para desmentir essa versão mais antiga, basta traçar uma rota entre as duas localidades no Google Maps para notar que a distância entre eles é bem maior que 2.400 quilômetros (1.500 milhas). Um túnel subterrâneo ligando o Vaticano a Jerusalém teria que cruzar países europeus e do Oriente Médio, como Itália, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bulgária e outros, além de ter de passar sob o Mar Mediterrâneo.
No caso de Maui, a distância é ainda maior. Se desenhássemos uma linha reta entre o Vaticano e essa ilha havaiana, ela teria mais de 12 mil quilômetros, passando pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
Apenas para efeito de comparação, o maior túnel em uso do mundo é o Aqueduto de Delaware, em Nova York, com 137 km de comprimento, mas ele é usado apenas para transporte de água. Em se tratando de transporte de pessoas, o título de maior túnel do mundo vai para uma linha de trem em Suzhou, na China, com 53 km de extensão.
Quanto à profundidade, o ser humano não conseguiu escavar mais de 12 km, sendo o Kola Superdeep Borehole, poço de 12,2 km perfurado na Rússia em 1992, o mais profundo do planeta. No entanto, o projeto foi abandonado depois que as temperaturas subterrâneas ultrapassaram os 180 °C.
O Vaticano possui túneis subterrâneos, que ligam diversos locais na região central do país, mas eles possuem poucos metros de comprimento. Em 2006, o Corredor do Borgo, túnel de 800 metros que liga o Vaticano ao castelo de Sant’Angelo, em Roma, foi restaurado e liberado para visitação turística…
Veja a apuração completa no site E-Farças