FALSO: TSE não anulou eleição de Nikolas Ferreira para deputado federal

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tenha cassado o mandato de Nikolas Ferreira (PL-MG) para deputado federal, como afirmam publicações nas redes. A sentença mencionada pelas peças de desinformação é referente às eleições municipais de 2020 e determina que o PRTB, partido pelo qual Ferreira se elegeu vereador naquele ano, tenha seus votos anulados para a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Isso fez com que Uner Augusto (PRTB), suplente que assumiu o cargo de vereador quando Ferreira tomou posse como deputado, perdesse o mandato.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (5) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Uma decisão do TSE que anulou os votos recebidos pelo PRTB no pleito municipal de 2020 em Belo Horizonte tem sido difundida nas redes para afirmar que o deputado federal Nikolas Ferreira teve seu mandato na Câmara cassado, o que não é verdade. A sentença não tem qualquer relação com as eleições de 2022, que elegeram Ferreira parlamentar pelo PL. Já o PRTB, partido pelo qual o político mineiro se elegeu vereador em 2020, deve perder uma das cadeiras conquistadas na Câmara de Vereadores da capital mineira naquele ano.

A anulação dos 42.202 votos recebidos pelo PRTB nas eleições municipais de Belo Horizonte foi determinada pelo TSE na última sexta-feira (31), após o tribunal decidir que a sigla fraudou a cota de gênero nas eleições de 2020. Por lei, o partido precisa cumprir a cota mínima de 30% de representantes do gênero feminino, o que não aconteceu…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos