Falso: Trump não mandou confeccionar pistola calibre 45 para convidados da posse

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente americano Donald Trump mandou confeccionar uma pistola personalizada como presente aos convidados de sua posse. As publicações que fazem essa afirmação mostram uma arma de fogo que foi produzida antes de Trump ser reeleito e é vendida por uma loja de artigos de colecionador.

O conteúdo enganoso acumulava mais de 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (21). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Um vídeo que mostra uma pistola ornamentada com o nome e o rosto de Donald Trump tem sido compartilhado nas redes como se fosse o registro de uma arma confeccionada como brinde aos convidados da posse presidencial da última segunda-feira (20). Isso não é verdade.

As imagens mostram um produto criado pela empresa americana D&G Customs, especializada em edições de colecionador de armas de fogo. A pistola foi anunciada em agosto de 2024 — meses antes, portanto, de Trump ser reeleito — e pode ser adquirida no site oficial da empresa por US$ 5.500 (cerca de R$ 33,2 mil, na cotação atual).

Aos Fatos não encontrou nenhuma informação de que Trump tenha entregado armas como brindes aos convidados de sua posse presidencial. Também não há nenhuma pistola na seção de brindes oficiais da Casa Branca.

A posse do presidente americano tem gerado uma série de peças de desinformação nas redes brasileiras. Aos Fatos já desmentiu publicações que compartilhavam registros falsos do evento (veja ) e anunciavam medidas que não foram tomadas pelo chefe de Estado…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos